Endrick chega ao Lyon: líder da Liga Europa e desafios no Campeonato Francês

Escrito em 23/12/2025
Gustavo Ferreira - Jogo de Hoje

Atacante brasileiro emprestado pelo Real Madrid será treinado por Paulo Fonseca em time com histórico recente de oscilações e mudanças na gestão

 



Endrick será emprestado pelo Real Madrid ao Lyon até o final da temporada, sem opção de compra — Foto: Getty Images

 
 

Endrick vai encontrar em breve um Lyon líder da fase de grupos da Liga Europa, mas que ainda apresenta oscilações no Campeonato Francês. O elenco conta com poucos goleadores nesta temporada, além de passar por mudanças na gestão, com o empresário norte-americano John Textor afastado do poder.

O atacante brasileiro de 19 anos assinou contrato de empréstimo com o Lyon até o fim da atual temporada. O Real Madrid não pretende se desfazer definitivamente do jogador, como apurou o ge, e não haverá opção de compra ao final do empréstimo de seis meses. A transferência estava acertada há mais de um mês.

 

O clube francês vai arcar com metade do salário de Endrick, segundo informações do jornal L'Équipe. Ele vestirá a camisa 9 e tem previsão de se apresentar no dia 29 de dezembro, segunda-feira da próxima semana. No entanto, a transferência só deve ser oficializada na abertura da janela de inverno, 1º de janeiro.

Endrick aceitou o empréstimo para ganhar mais espaço em campo. Sob o comando de Xabi Alonso, disputou apenas três partidas pelo Real Madrid nesta temporada, com média de 33 minutos. A situação não era muito melhor nos tempos de Carlo Ancelotti, e a decisão de buscar mais oportunidades fora da Espanha também mira o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2026.

 

Elenco do Lyon e desempenho atual

O Lyon conta com oito atacantes, mas nenhum deles é o artilheiro da equipe. O posto pertence ao meia tcheco Pavel Sulc, camisa 10, com 10 gols. Entre os homens de frente, o ponta português Afonso Moreira é quem mais se aproxima, com quatro gols.

Na Liga Europa, o time francês lidera a primeira fase com 15 pontos em seis rodadas: seis vitórias, um revés, melhor ataque (13 gols, ao lado do Midtjylland) e uma das melhores defesas, com apenas três gols sofridos.

 

No Campeonato Francês, o Lyon ocupa o quinto lugar com 27 pontos em 16 jogos: oito vitórias, três empates e cinco derrotas, aproveitamento de 56%. O ataque é o pior entre os nove primeiros colocados, com apenas 22 gols marcados.

 

Lyon de Paulo Fonseca e a ausência de John Textor

Desde o início de 2025, o Lyon é comandado pelo técnico português Paulo Fonseca, que venceu 25 dos 42 jogos oficiais sob seu comando, empatou quatro e perdeu 13.

Paulo Fonseca teve destaque em sua carreira durante três temporadas no Shakhtar Donetsk, entre 2016 e 2019, conquistando o Campeonato Ucraniano três vezes consecutivas. No Shakhtar, trabalhou com brasileiros como Ismaily, Marlos e Taison. Hoje, o único brasileiro no Lyon é o lateral Abner.

 

Em entrevista recente, Fonseca comentou que o grupo tinha um “problema de mentalidade”, principalmente em partidas contra equipes “não tão fortes”.

Endrick foi apresentado no Lyon na presença do empresário John Textor, acionista majoritário do clube, que hoje não exerce mais controle direto. O Lyon correria risco de rebaixamento para a segunda divisão francesa em 2025/26, por infração ao fair play financeiro, mas um acordo com a UEFA evitou a queda. O empresário atribuiu os problemas na França a um “conluio de dirigentes” de outros clubes.

 

O Lyon faz parte do Grupo Eagle, mesmo do Botafogo, de propriedade de Textor. Em novembro, investidores do Lyon — incluindo a presidente Michele Kang — deixaram o conselho da Eagle Football Holdings, após disputas envolvendo o Botafogo e o próprio clube francês com a empresa de investimentos Ares.

O clube ainda investiga transações envolvendo Luiz Henrique, Igor Jesus e Almada, reforçando o contexto de mudanças e reestruturação que Endrick encontrará ao chegar à França.

 


Fonte – Jogo de Hoje 360°


.