Boca derrota o River na Bombonera, confirma vaga na Libertadores e deixa rival em apuros

Escrito em 10/11/2025
Gustavo Ferreira - Jogo de Hoje

Com gol do ex-palmeirense Merentiel, Xeneize vence o clássico e carimba presença na edição 2026 do torneio continental

 



Merentiel marca um dos gols da vitória do Boca Juniors sobre o River Plate — Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP
 

O Boca Juniors levou a melhor no superclássico argentino e venceu o River Plate por 2 a 0, neste domingo (9), na La Bombonera, garantindo seu retorno à Copa Libertadores de 2026 após dois anos fora da fase principal da competição. Os gols da vitória foram marcados por Zeballos e Merentiel, atacante que já defendeu o Palmeiras.

Com o resultado, o Boca assegurou a vice-liderança da tabela geral do futebol argentino, somando 59 pontos e se tornando inalcançável pelo River, que aparece em terceiro com 52, restando apenas uma rodada para o fim do Torneo Clausura. Além disso, o time xeneize também confirmou a liderança do Grupo A, com 27 pontos, garantindo presença no mata-mata do torneio nacional.

 

O River Plate, por sua vez, vive situação delicada. Ocupando o sexto lugar do Grupo B, com 21 pontos, a equipe de Marcelo Gallardo ainda não tem vaga assegurada na próxima edição da Libertadores. Para conseguir o passaporte continental, o River precisa conquistar o título do Clausura ou torcer para que um dos já classificados — como o próprio Boca — seja campeão, abrindo assim uma vaga extra pela classificação acumulada.

Além do Boca, os clubes argentinos já garantidos na Libertadores 2026 são: Platense (campeão do Apertura), Independiente Rivadavia (vencedor da Copa da Argentina) e Rosario Central (melhor colocado na classificação geral).

 


✦ Fonte – Jogo de Hoje 360°


.