Gabriel Pereira, alvo de clubes portugueses e do Flamengo, conquistou status de ídolo no Copenhagen
Gabriel Pereira, ex-zagueiro do Volta Redonda, pelo Copenhagen — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Copenhagen, tradicional campeão dinamarquês, conta com um zagueiro brasileiro que vem se destacando na defesa: Gabriel Pereira. Aos 25 anos, o jogador vive grande fase e tenta manter o ritmo na Champions League, onde o clube enfrenta o Borussia Dortmund, nesta terça-feira, às 16h (de Brasília). O Jogo de Hoje acompanha todos os lances em tempo real.
Mesmo sendo apenas a segunda temporada de Gabriel na Dinamarca, o defensor rapidamente caiu nas graças da torcida e ganhou o apelido de "rei". Nas redes sociais do Copenhagen, ele também ficou conhecido como "rei das cabeçadas decisivas", graças aos gols de bola aérea marcados nas temporadas 2024/2025 e 2025/2026.
— Começou em um clássico (contra o Brøndby) que tivemos na temporada passada. A gente ganhou de 3 a 0. Fiz o terceiro gol e fiz a comemoração colocando a coroa. Quis dizer que éramos os reis da Dinamarca. E acabou que pegou. E aí o pessoal fica me chamando de rei. Mas na comemoração não era para mim. Era mais a questão da comemoração do clube, pelo clássico — explicou o zagueiro.
Natural do Rio de Janeiro, Gabriel começou nas categorias de base do Sampaio Corrêa-RJ e depois se transferiu para o Volta Redonda, onde estreou profissionalmente. Em 2021, foi emprestado e posteriormente vendido ao Vilafranquense, de Portugal, antes de ser contratado pelo Gil Vicente. Em 2024, o Copenhagen adquiriu o defensor por cerca de R$ 30 milhões.
Desde então, Gabriel tem se firmado como peça-chave da defesa, conquistando dois títulos nacionais: Liga Dinamarquesa e Taça da Dinamarca. Até o momento, soma 63 partidas e 6 gols — a maioria de cabeça. Pela Champions League, marcou um gol decisivo contra o Basel, na fase de qualificação desta temporada, e na temporada passada, deixou sua marca contra o Chelsea pela Liga Europa.
— É uma responsabilidade boa saber que o clube e a comissão confiam em mim. Isso me deixa mais leve para fazer meu trabalho. Em questão de amadurecimento, os jogadores me ajudaram bastante, temos muitos jogadores experientes no clube que já passaram por grandes clubes e procuro ouvi-los bastante — comentou.
O bom desempenho também rendeu carinho da torcida e reconhecimento do clube, fazendo com que Gabriel se sinta cada vez mais em casa na Dinamarca.
— A vida na Dinamarca é muito boa. É um país muito receptivo. As pessoas aqui não se prendem a carros e não se importam muito com a chuva. Aqui é um dos países onde as pessoas mais usam bicicletas. Acredito que esse nosso “jeitinho” carismático brasileiro sempre agrada às pessoas aqui fora. Tenho uma relação incrível com todos dentro e fora do campo — disse.
No radar de grandes clubes
Antes de desembarcar no Copenhagen, Gabriel esteve na mira do Porto, após lesão de Pepe, mas a negociação não avançou. Em 2025, o zagueiro também foi monitorado pelo Flamengo, conforme revelou um vídeo sobre o scout do clube.
— Quando eu vejo sobre possíveis negociações fico feliz. Sinal que meu trabalho tem sido bem feito, mas isso não interfere em nada para mim. Eu sou sempre focado onde eu estou e caso aconteça alguma negociação vou estar feliz para onde seja. Tivemos, sim, sondagens de alguns clubes, mas deixo sempre essa parte para o meu agente. Tento não me preocupar muito com isso — afirmou.
Objetivo: seleção brasileira
O destaque europeu também alimenta o sonho de Gabriel de chegar à seleção brasileira, ao mesmo tempo em que defende a qualidade do futebol escandinavo.
— Acredito que os países escandinavos não têm um olhar justo, principalmente nos últimos anos. Hoje, podemos ver excelentes jogadores que saíram daqui e se destacaram em grandes ligas. Isso mostra a força que tem os países aqui. E chegar na seleção é uma meta que eu tenho. Tenho trabalhado bastante para esse momento e espero conseguir realizar — declarou.
Para alcançar a fase principal da Champions 2025/2026, o Copenhagen eliminou KF Drita (Kosovo), Malmö (Suécia) e Basel (Suíça). O time ocupa a 28ª colocação, com empate em casa diante do Bayern Leverkusen e derrota fora de casa para o Qarabag.
Com Gabriel Pereira como xerife, o Copenhagen encara o Borussia Dortmund nesta terça-feira, às 16h, no Parken Stadium, casa do clube dinamarquês.
✦ Fonte – Jogo de Hoje 360°